Ela não é um material tão novo assim, na verdade, é bem conhecida dos lares brasileiros. A palha indiana, que já teve o nome de palha de Viena, se popularizou no Brasil na década de 40. Mas, agora, ela chega numa sua versão atualizada e mostra a sua versatilidade em aplicações em diversos móveis e objetos de decoração como cabeceiras, biombos, moldura de espelho, bancos, cadeiras, portas de roupeiros e racks.
Natural ou sintética, a palha indiana possui sua estrutura vazada, que permite a circulação de ar e luz e ajuda a combater a umidade dentro do móvel. O material é vendido por metro e pode ser encontrado trançado ou em fio.
A fibra natural é feita da casca da haste do rattan, uma planta da família das palmeiras e nativa da Ásia, possui um tom bege claro, que com o tempo envelhece e acentua a sua cor. Além de muito charmosas e com grande carga afetiva, os móveis com palha indiana trazem ao ambiente o material natural, orgânico e a mistura de texturas. Essa combinação deixa o local mais leve, confortável e acolhedor.
Na versão sintética feita de plástico é possível encontrar a palha em diversas cores, desde que a imita a natural até rosa e branco, por exemplo.
Para a melhor conservação da palha indiana é ideal não deixá-la exposta ao sol e não usar produtos químicos na limpeza, apenas tirar o pó e passar um pano levemente umedecido.