Há anos, a tecnologia vem mudando o modo de produção em vários setores. Desde a Revolução Industrial com as fábricas movidas a energia à vapor, depois com as linhas de montagem e a criação em massa, seguida pela Terceira Revolução Industrial com a chegada de eletrônicos houveram grandes mudanças no processo de fabricação.
Definida por Quarta Fase da Revolução Industrial, a tecnologia se faz totalmente presente, inclusive no setor moveleiro, onde é chamada de Marcenaria 4.0. Nela há uma junção dos processos artesanais de fabricação com os artifícios tecnológicos que facilitam a rotina do profissional.
Softwares e máquinas inteligentes que facilitam desde a gestão financeira, estoques, área administrativa até a produção e acabamento do móvel já fazem parte da realidade das marcenarias. Essa atualização oferece mais agilidade no fluxo do trabalho, projetos mais detalhados e precisos, e ainda reduz ou minimiza o esforço físico humano na produção.
A utilização da máquina Router CNC nas marcenarias faz parte dessa modernização. Nela é possível rebaixar, furar e escupir MDF, Madeira, Compensado, ACM (Alumínio Composto), Plástico, Acrílico, PVC Expandido, PS (Poliestireno), PP (Polipropileno), PEAD (Polietileno de Alta Densidade) entre outros materiais, a partir de um comando processado por um computador.
Além de cortes precisos e exatos em formas retas, curvas, em ângulos diversos, desenhos, letras e recortes em diversos materiais, pode ser feito também a usinagem 3 D com rapidez e qualidade. No MDF, por exemplo, o equipamento trabalha em diversas espessuras com ótima qualidade e perfeito acabamento em materiais crus, revestidos, texturizado, madeirado e laca.
A Router CNC pode realizar trabalhos em itens, peças especiais, moldes e protótipos para marcenaria, cenografia, artesanato em geral, engenharia, arquitetura, comunicação visual, design entre outros.