Criado na década de 50 e 70, nos Estados Unidos, a Decoração Industrial veio da necessidade de embeleza os grandes galpões e prédios comerciais que foram transformados em lofts residenciais. Espaços amplos e integrados, com superfícies sem acabamento, além fios, tubulações e vigas expostas são alguns dos seus conceitos.
Desde então, nos últimos anos, o estilo industrial ganhou cada vez mais destaque em projetos de arquitetos e decoradores tornando os espaços domésticos mais modernos, cheio de personalidade e aconchegante. Um grande coringa nesse decor são os móveis em serralheria com marcenaria, principalmente para quem busca trazer um detalhe desse estilo para dentro de casa sem precisar alterar a estrutura do imóvel.
Estantes, armários, nichos, racks com estrutura em serralheira e prateleiras em marcenaria trazem leveza ao móvel. É possível também juntar o aço com a madeira em escadas, mesas e bancos entre outros objetos, inclusive os de decoração. A estrutura aparente do aço com o rústico da madeira maciça remete a aproximação da natureza ao ambiente deixando-o mais confortável, urbano e atual.
A paleta de cores dessas bases pode variar de neutras até as mais vibrantes, que pode combinar com diversas madeiras maciças como Tauari, Cumaru, Pinus. Outra opção é unir o MDF com a serralheira, pois oferece uma gama extensa de texturas e cores.